quinta-feira, 2 de junho de 2011

Resenha "Amor sem Escala"

Título original: (Up in the Air) tradução livre para o Português – “Amor sem Escalas” Lançamento: 2009 (EUA) Direção: Jason Reitman.

APO Psicologia – 1º semestre de Ciências Contábeis - Faculdade Castro Alves - Orientadora Profª Rita Rapold.

Equipe: Mauricio, Elaine, Márcia Sena, Fabio, Felipe, Giselia, Valdinei, Robson, Elisangela, Éderson

“AMOR SEM ESCALAS”

O filme conta a história de Ryan Bingham (George Clonney), protagonista que tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angustia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria, mas adora o seu trabalho e suas viagens.

Percebemos no filme características de Liderança pela forma segura com que Ryan conduz o seu trabalho, a experiência o torna um líder nato, mas também se percebe a impessoalidade do protagonista, a frieza com que trata as pessoas que serão demitidas. Esta segurança no que faz, o julga ser insubstituível. As Motivações são notadas quando Ryan faz tudo para tornar o processo o mais humano possível, mostrando ao recém-desempregado que ele pode aproveitar aquele momento triste e tirar proveito para mudar sua vida, recomeçar. A motivação também é vista, quando Ryan utiliza de suas experiências de vida nas palestras que faz onde ele pergunta “o que você leva dentro da sua mochila?”, para executivos.

Notasse que em cada organização visitada por Ryan possui grupos sociais distintos e com valores diferentes, ilustrado no filme quando ele tem que lidar com pessoas mais velhas, mulheres de diferentes empresas e cargos.

As mudanças organizacionais se mostram quando seu chefe contrata uma funcionária Natalie (Anna Kendrick), que tem a idéia de utilizar um sistema de demissão online, já que esta é a função dele e de tantos outros, e que a empresa gasta muito com isso. Ryan não gosta da idéia, primeiro porque ele gosta de viajar e segundo tem o objetivo de alcançar 10 milhões de milhas. Então começa uma disputa para mudar o conceito do chefe em relação aquela idéia, mas recebe a ordem de levar consigo em suas viagens a nova funcionária. Ela percebe o quanto ele é frio, que não se importa com sentimentos e que sua função vem acima de tudo, até da família. No entanto, ela mesma sente a dificuldade de efetuar as demissões pessoalmente, já que por falta de experiência não sabe como lidar com as reações dos demitidos.

Passamos a observar os aspectos quanto a Saúde Mental no trabalho, quando Natalie demitiu uma mulher e a mesma cometeu suicídio. A atriz percebe o quanto é difícil a aceitação da demissão, percebe que não vale a pena largar namorado e família pra viver fazendo a difícil tarefa de romper contratos e pedi a sua demissão.

O filme avalia a capacidade e também a necessidade de especialização, qualificação, atualização profissional, mas também preparo e controle emocional, já que muitos não têm outra profissão e ficam sem perspectivas quando demitidos. Porém, enfatiza que façam em suas vidas, algo que traga alegria, satisfação e não apenas dinheiro.

Enfim, o filme mostra que as atitudes do protagonista são em cima da razão e não dá emoção. Faz com que avaliemos nossas escolhas e reflitamos sobre o que levamos na nossa mochila, o quanto pesa manter relacionamento duradouro ou a construção de uma família e até onde o trabalho é mais importante do que tudo isto.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Jason Reitman

Elenco: Jason Bateman, George Clooney, Anna Kendrick, Vera Farmiga, Melanie Lynskey, Danny McBride, Chris Lowell, Tamala Jones.

Produção: Jeffrey Clifford, Daniel Dubiecki, Ivan Reitman, Jason Reitman

Roteiro: Jason Reitman e Sheldon Turner, baseados em obra de Walter Kirn

Fotografia: Eric Steelberg

Trilha Sonora: Rolfe Kent

Duração: 104 min.

Ano: 2009

País: EUA

Gênero: Comédia Dramática

Cor: Colorido

Distribuidora: Paramount Pictures Brasil

Estúdio: Paramount Pictures / Cold Spring Pictures / The Montecito Picture Company / Right of Way

Rede de Computadores

Conceito de Redes de Computadores

Redes de computadores são estruturas físicas e lógicas ligados entre si com o propósito de trocar informações, fazendo com que os usuários interajam com outros através da conexão em rede e aumente o universo de possibilidades para execução das tarefas.

Um computador que não está ligado a uma rede através dos equipamentos ou protocolos, só terá acesso aos dados existentes em seu disco rígido. Não será possível trocar informações com outro usuário, limitando as possibilidades de pesquisa e entre outras tarefas.

O mundo corporativo, as famílias, todos os usuários em geral, estão ficando cada vez mais dependentes da “máquina do século”. Mesmo, as menores empresas seriam impossíveis exercer suas atividades sem a ligação com a rede. Quase 100% dos serviços necessários para manutenção das atividades dependem da conexão. Como exemplo, citamos uma empresa que declara seus funcionários. Tal serviço só pode ser feito através de um endereço de protocolo do Ministério do Trabalho (http://www.mte.gov.br).

A ligação com o mundo, o vasto campo de pesquisa, os programas interligados entre si, o “feedback” através de correspondência eletrônica, são fundamentais para o funcionamento de qualquer organização independentemente do seu tamanho ou ramo de atuação.

Mainframe (Computador de grande porte)

São “supermáquinas” capazes de executar processamentos diversos e complexos em curto espaço de tempo, armazenar grande quantidade de dados, mesmo conectados a milhares de usuários simultaneamente. Com um único mainframe, podemos substituir vários servidores menores.

Surgiram em 1946 e foram aperfeiçoados com o passar dos tempos. Sua principal linguagem de comunicação é o COBOL (COmmon Business Oriented Language). Seus hardwares são semelhantes e só diferem no tamanho comparado a um desktop. O software é projetado especificamente baseado no seu modelo.

Classificação das Redes

As redes de computadores podem ser classificadas como:

  • LAN (local area network) rede local: Uma rede que liga computadores próximos (dentro do mesmo ambiente) e podem ser ligados por cabos apropriados (cabos de rede) ou conexão wireless (rede sem fio). Ex: Rede de computadores de lan house ou escritórios em geral.
  • WAN (wide area network) rede extensa: Redes que se estendem além das proximidades físicas dos computadores. Como, por exemplo, redes ligadas por conexão telefônica, por satélite, ondas de rádio, etc. (Ex: A Intranet, Rede Privada da Construção e Comércio Camargo Corrêa S/A).

Topologia de rede

A topologia definirá como será construída a rede de computadores e de como ocorrerá o tráfego das informações.

Com imagens podemos visualizar 03 tipos de topologia.

· Topologia Linear

· Topologia em Anel

· Topologia em Estrela

“Não existe a melhor topologia, dependendo da quantidade de máquinas e necessidade do cliente, analisamos a mais rentável, com satisfação garantida.” (Reynan Cassio, Técnico Informática e Redes da Baratino Instalações LTDA)

O que é um protocolo?

Um protocolo é um método padrão que permite a comunicação entre processos (que se executam eventualmente em diferentes máquinas), isto é, um conjunto de regras e procedimentos a respeitar para emitir e receber dados numa rede. Existem vários, de acordo com o que se espera da comunicação.

Exemplos:

IP (Internet Protocol), DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), TCP (Transmission Control Protocol), HTTP (Hypertext Transfer Protocol), FTP (File Transfer Protocol), Telnet (Telnet Remote Protocol), SSH (SSH Remote Protocol), POP3 (Post Office Protocol 3), SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), IMAP (Internet Message Access Protocol)

Equipamentos Necessários para a Conexão em Rede

Para conectar os computadores em uma rede, é necessário, além da estrutura física de conexão (como cabos, fios, antenas, linhas telefônicas, etc.), um equipamento correto que o fará se conectar ao meio de transmissão (placas de rede). Elas possuem a velocidade de 10Mbps ou 100Mbps (megabits por segundo). O HUB (pronuncia-se râbi) é um equipamento muito usado e de extrema importância. Ele funciona como uma extensão (um T de tomada com mais saídas) que serve para dividir e distribuir a transmissão dos dados.

Alguns equipamentos usados na construção de uma rede.

HUB CONECTOR CABO DE FIBRA ÓTICA

PLACA DE REDE CABO DE REDE UTP

Sistemas Operacionais de rede

“Um Sistema Operacional de Redes é um conjunto de módulos que ampliam os sistemas operacionais, complementando-os com um conjunto de funções básicas, e de uso geral, que tornam transparente o uso de recursos compartilhados da rede.” (Robert R Brandt)

O modelo de operação do Sistema Operacional de Rede é o modelo Cliente e Servidor: Ambiente onde o processamento da aplicação é partilhado entre um e outro cliente (solicita serviço) e um ou mais servidores (prestam serviços).

Exemplos de alguns sistemas operacionais.

LINUX, Servitor Windows NT 4.0, Novell NetWare 5.0, UNIX.

Conclusão

Com o avanço da tecnologia houve um crescimento muito grande na indústria, acelerando assim a produção com mecanismos interligados a computadores, baixando o custo da mão de obra e reduzindo perdas da matéria prima. Resultando em excelência nos produtos industrializados, favorecendo assim os empresários. Contudo este avanço trouxe desemprego e crise econômica, uma vez que o operário substituído por maquinas não possui poder aquisitivo para adquirir bens produzidos pelas fabricas.

A rede de computadores proporcionou agilidade nos sistemas bancários, nos processos criminais, nas descobertas de fraudes através de programas avançados de cruzamento de dados, benefícios a jornais, revistas, universidades e outros, mas também criou os “hackers e os cyberpunks que mostram a contestação do sistema tecnocrático, o desvio e a apropriação tecnológica”.

O computador além de contribuir e facilitar em diversas tarefas do cotidiano, proporciona entretenimento com jogos, vídeos, interatividade, diminuindo distância entre as pessoas, através das salas de bate-papo, messenger, e-mail, sites de relacionamento e outros, porem favorece o isolamento social e o sedentarismo pelo fato de usuários passarem horas na frente do computador.

Enfim, a rede de computadores trouxe muitos benefícios, cabe a cada um usá-lo de maneira adequada.

Referencias:

http://www.algosobre.com.br/informatica/redes-de-computadores-nocoes-basicas.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_%C3%A1rea_local

http://en.wikipedia.org/wiki/Wide_area_network

http://pt.wikipedia.org/wiki/Intranet

http://pt.bab.la/dicionario/ingles-portugues/mainframe

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cobol

http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia_de_rede

http://www.clubedohardware.com.br/printpage/Redes-Locais-Topologias-e-Perifericos/310

http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_rede

http://www.eurodidattica.com/html/redeloca.htm

http://www.ic.unicamp.br/~rocha/college/src/informaticsImpactsOnPeople.pdf