quinta-feira, 2 de junho de 2011

Resenha "Amor sem Escala"

Título original: (Up in the Air) tradução livre para o Português – “Amor sem Escalas” Lançamento: 2009 (EUA) Direção: Jason Reitman.

APO Psicologia – 1º semestre de Ciências Contábeis - Faculdade Castro Alves - Orientadora Profª Rita Rapold.

Equipe: Mauricio, Elaine, Márcia Sena, Fabio, Felipe, Giselia, Valdinei, Robson, Elisangela, Éderson

“AMOR SEM ESCALAS”

O filme conta a história de Ryan Bingham (George Clonney), protagonista que tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angustia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria, mas adora o seu trabalho e suas viagens.

Percebemos no filme características de Liderança pela forma segura com que Ryan conduz o seu trabalho, a experiência o torna um líder nato, mas também se percebe a impessoalidade do protagonista, a frieza com que trata as pessoas que serão demitidas. Esta segurança no que faz, o julga ser insubstituível. As Motivações são notadas quando Ryan faz tudo para tornar o processo o mais humano possível, mostrando ao recém-desempregado que ele pode aproveitar aquele momento triste e tirar proveito para mudar sua vida, recomeçar. A motivação também é vista, quando Ryan utiliza de suas experiências de vida nas palestras que faz onde ele pergunta “o que você leva dentro da sua mochila?”, para executivos.

Notasse que em cada organização visitada por Ryan possui grupos sociais distintos e com valores diferentes, ilustrado no filme quando ele tem que lidar com pessoas mais velhas, mulheres de diferentes empresas e cargos.

As mudanças organizacionais se mostram quando seu chefe contrata uma funcionária Natalie (Anna Kendrick), que tem a idéia de utilizar um sistema de demissão online, já que esta é a função dele e de tantos outros, e que a empresa gasta muito com isso. Ryan não gosta da idéia, primeiro porque ele gosta de viajar e segundo tem o objetivo de alcançar 10 milhões de milhas. Então começa uma disputa para mudar o conceito do chefe em relação aquela idéia, mas recebe a ordem de levar consigo em suas viagens a nova funcionária. Ela percebe o quanto ele é frio, que não se importa com sentimentos e que sua função vem acima de tudo, até da família. No entanto, ela mesma sente a dificuldade de efetuar as demissões pessoalmente, já que por falta de experiência não sabe como lidar com as reações dos demitidos.

Passamos a observar os aspectos quanto a Saúde Mental no trabalho, quando Natalie demitiu uma mulher e a mesma cometeu suicídio. A atriz percebe o quanto é difícil a aceitação da demissão, percebe que não vale a pena largar namorado e família pra viver fazendo a difícil tarefa de romper contratos e pedi a sua demissão.

O filme avalia a capacidade e também a necessidade de especialização, qualificação, atualização profissional, mas também preparo e controle emocional, já que muitos não têm outra profissão e ficam sem perspectivas quando demitidos. Porém, enfatiza que façam em suas vidas, algo que traga alegria, satisfação e não apenas dinheiro.

Enfim, o filme mostra que as atitudes do protagonista são em cima da razão e não dá emoção. Faz com que avaliemos nossas escolhas e reflitamos sobre o que levamos na nossa mochila, o quanto pesa manter relacionamento duradouro ou a construção de uma família e até onde o trabalho é mais importante do que tudo isto.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Jason Reitman

Elenco: Jason Bateman, George Clooney, Anna Kendrick, Vera Farmiga, Melanie Lynskey, Danny McBride, Chris Lowell, Tamala Jones.

Produção: Jeffrey Clifford, Daniel Dubiecki, Ivan Reitman, Jason Reitman

Roteiro: Jason Reitman e Sheldon Turner, baseados em obra de Walter Kirn

Fotografia: Eric Steelberg

Trilha Sonora: Rolfe Kent

Duração: 104 min.

Ano: 2009

País: EUA

Gênero: Comédia Dramática

Cor: Colorido

Distribuidora: Paramount Pictures Brasil

Estúdio: Paramount Pictures / Cold Spring Pictures / The Montecito Picture Company / Right of Way

Nenhum comentário:

Postar um comentário