O filme "O Terminal" foi baseado em fatos reais, contando a história de um iraniano que ficou preso no aeroporto da França Charles de Gaulle durante 18 anos. Lançado no ano de 2004 com roteiro escrito por Sasha Gevasi e Jeff Nathanson, tendo como protagonista o ator Tom Hanks, vivendo o personagem Viktor Navorski, que tem sua entrada negada nos Estados Unidos e também não pode retornar ao seu país de origem a fictícia Krakozhia.
Inicia-se então as diversas formas de comunicação por Viktor dominar idioma diferente do inglês. E isto é notado nas primeiras cenas, quando ele chega ao aeroporto e os funcionários percebem que ele não compreende o idioma, o encaminhando à sala do gerente do aeroporto, que também nota a falta de compreensão. Como último recurso o gerente pega um saco de batatas para explicar a Viktor que seu país estava em guerra e uma maçã para explicar que ele não podia entrar em New York, observa-se a linguagem mista.
O filme apresenta várias situações nas quais o emissor e o receptor compreendem-se. Verificamos estes componentes da comunicação quando o protagonista (receptor) tenta a liberação do visto com a atendente (emissor).
As mensagens são: o código é a língua (idioma, inglês), o canal. O assunto da mensagem é a tentativa de liberação do visto de acesso à cidade de New York.
As técnicas utilizadas para o entendimento da língua é a comparação dos guias de viagens semelhantes, um na sua língua nativa e outra na língua inglesa.
A linguagem mista é notada quando uma comissária, vivida pela atriz Catherine Zeta-Jones, escorrega no saguão do aeroporto por não ter visualizado a placa amarela que sinaliza piso molhado.
A ocorrência da linguagem verbal apresenta-se na cena na qual Viktor encontra seu compatriota e usa a palavra. Simultaneamente verificamos a rádio peão quando o faxineiro presencia o momento, e de forma exagerada exalta as qualidades de Viktor tornando-o um herói, distorcendo assim a mensagem.
Por fim, a comunicação é contribuinte para o entretenimento, a cultura, a revolução. Tendo uma importância fundamental no nosso dia a dia, existindo vários meios de comunicação e diversas maneiras para se comunicar. É troca de informações, ideias e sentidos. É o processo que mantém as pessoas em contato sempre e em todas as circunstâncias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário