quinta-feira, 28 de abril de 2011

Resenha Crítica Reflexiva DO Capitulo 3 do Livro de Kanaane, Roberto.




Equipe: Mauricio, Sahadya, Elaine, Márcia Sena, Fabio, Felipe, Giselia, Valdinei, Robson, Elisangela, Éderson



Análise crítica reflexiva do capítulo 03, intitulado: O trabalho e participação no quadro geral do desenvolvimento organizacional do livro Comportamento Humano nas Organizações - O homem rumo ao século XXI, do autor Roberto Kanaane. de 1994, Editora Atlas na capital do Estado de São Paulo - Brasil. Atividade da matéria de Psicologia do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Castro Alves e tem como Orientadora a Profª Rita Rapold.

Para o autor o homem como ser social tem suas relações analisadas no ambiente de trabalho e das organizações, através das relações indivíduo-indivíduo, indivíduo-grupo, indivíduo-organizações, grupo-grupo, grupo- organização, organização-organização, organização–meio ambiente. O que segue é justamente o desmembrar destas relações sobre a visão dos sistemas de trabalho e a integração dos individuo e dos grupos. Como profissional, através de experiências de vida, o Homem traz suas crenças e concepções preestabelecidas de Classes Sociais diferenciadas, tendo que se adequar ao meio de trabalho, com possibilidade de ter resistência de se relacionar com colegas de trabalho.

O homem como ser social.

Segundo Kanaane é através de suas interações com os demais seres distinguimos agentes facilitadores e impeditivos resultantes desta interação A socialização iniciada desde o nascimento incorpora valores tanto de cunho familiar, religioso e cultural, estabelecem um controle de valores em determinada sociedade, formando assim o caráter de um indivíduo e de sua individualidade. Nem todos esses valores são assimilados pelo indivíduo, a influência dos grupos sociais determina essa assimilação, é o aprendizado através do conhecimento empírico de cada um, que no ambiente de trabalho é adquirido através do contato com os chefes e colegas de trabalho, que podem ser proveitosas para sua assimilação ou não ter um caráter significativo, tendo com exemplo o contato com pessoas autoritárias e suas múltiplas implicações.
Relações Interpessoais e Pontos de Conflitos

Quanto aos conflitos ele afirma que surgem nas relações trabalho e organizações devido à característica inerente a todo empregado de uma expectativa de uma vida melhor tanto em termos financeiros como de status social que vem atrelado à conquista de um trabalho, mas na pratica não ocorrem em sua grande maioria conforme o esperado, as relações tendem a ser conflituosas, começam a surgir às insatisfações. Todas as empresas têm suas próprias normas e às vezes não há por parte do empregado adequação a estas normas, para essa convivência é necessário que ambas as partes tenham conhecimento dos problemas para buscarem um entendimento e reverterem às situações de crise. O trabalho para a grande maioria não tem sido satisfatório do ponto de vista socio-econômica-cultural: Sem Qualidade de Vida entre os envolvidos, que acabam gerando conflitos entre o Capital e o Trabalho. Mas os sobre esta área, tem mostrado a importância nos aspectos Ambientais, Econômicos e de Expectativas no Trabalho. Essas informações são trazidas pela Sociologia, Antropologia, Ciência Política, e Psicologia Social. Trazendo basicamente os seguintes fatores para desenvolvimento do Homem e dos Grupos Sociais, com isso preestabelecendo conceitos de Qualidade de Vida. Quando há por parte da empresa o pagamento de valor justo pelo trabalho prestado aumenta-se a satisfação interna dos colaboradores o que repercute também no crescimento da produção por ter por parte dos seus funcionários um engajamento maior, aceitam mais facilmente as mudanças, pois o bem-estar dos funcionários é importante para que se tenha um bom relacionamento entre as pessoas, no social, e também no profissional. Suas relações tanto pelo cunho pessoal quanto junto ao grupo tendem a ficar desgastadas.
Homem, ser social e político: contribuições para a compreensão dos processos participativos nas organizações.
 Kanaane nos afirma que por possuir capacidade assimilativa e estar em constante modificação o homem é um ser social e político, pode modificar sua postura a depender onde se estabelece socialmente, utilizando o seu conhecimento empírico para moldar-se a novos grupos que venha a transitar. No ambiente organizacional não é diferente, elas possuem seus próprios valores e a assimilação por parte dos indivíduos e grupos mostram o grau de manipulação e de alienação em determinados categorias profissionais. A atuação deste junto às organizações denota mobilização para atender as necessidades tanto individuais como do grupo. 
Quando há, por parte das categorias profissionais, consciência desta cultura passam a exercer sua cidadania no ambiente de trabalho, passando assim a ter um maior envolvimento dos funcionários no exercício de participação nas organizações, advêm do fato deste começar a influir, ter poder, exercer controle e começa a indicar o seu comprometimento ou do grupo nas decisões organizacionais. O retorno deste comprometimento vem com o aumento da produtividade e qualidade no trabalho, este passa a ter voz ativa nas tomadas de decisão, passando a ter direito a participação de lucros da empresa, as organizações possuem um funcionário mais engajado e motivado. Toda essa participação gera fatores psicossociais de forma direta e indiretamente.

Como conceber desenvolvimento organizacional.

Quanto ao tema de desenvolvimento organizacional, o autor nos leva a refletir que, podemos identificar, no conjunto das relações interpessoais expressas no ambiente de trabalho, as características nas quais o indivíduo, grupos e organizações se situam. Uma organização reflete respectivos estágios diferencia - personalista de transição; compartilhado (não personalista) - que assinalam distintos caminhos adotados pelos indivíduos e grupos quanto ao processo decisório, à tomada e decisões, á centralização/descentralização de poder, á delegação de tarefas, assinalando o momento particular vivenciado pela empresa e o grau de amadurecimento administrativo, comportamental, tecnológico e estratégico. Com o desenvolvimento organizacional as mudanças tanto individual como organizacional são facilitadas, transforma ameaças em oportunidades através da estabilidade e da solidez. Com a valorização da participação a descentralização e as relações interpessoais criam um ambiente favorável nos níveis organizacionais internos e maior velocidade de resposta nas ações junto ao ambiente externo, já num contexto burocratizado com pouco relacionamento interpessoal ha possibilidade de surgirem conflitos interdepartamentais, com maior atraso nas respostas decisivas da organização.
Temos então as barreiras burocráticas com limitadores do desenvolvimento dos indivíduos e das organizações e para devido crescimento é necessário o dinamismo nos níveis hierárquicos e aprimoramento das culturas organizacionais como facilitadores do processo.


Desenvolvimento organizacional? Por quê?

Kanaane defende no texto que para compreender os processos psicossociais, sociológicos e antropológicos em uma organização, é necessário incrementar sistemas de aprendizagem oriundos das experiências empíricas dos membros de uma organização, filtrando assim os aspectos favoráveis dos profissionais tornando mais efetivo e em conformidade com a realidade da empresa. Essa intervenção organizacional pode está focalizada tanto para os funcionários pertencentes à empresa quanto aos contratados via terceirização de serviços, tendo com referencial a ação coordenada entre o meio externo (cliente) e interno (cliente/consumidor interno). Estas ações proativas visam à melhoria não apenas organizacional, bem como a dos colaboradores através de avaliações periódicas, treinamentos e desenvolvimentos permanentes, o que favorece aos administradores (gerentes, supervisores) detectar problemas e também modos operacionais para sanar essas barreiras encontradas. No Desenvolvimento Organizacional (DO), tem a finalidade de mudar os objetivos e missões de diferentes Interfaces, que vai do “Stress” Individual / Organizacional, ate a falta de Consciência Ambiental, dificultando a adaptações às novas demandas e tecnologias. Tendo como benéficos a evolução do Grupo, a mobilidade dos funcionários, possibilitando o amadurecimento e fluidez da Organização. Esta evolução do processo de desenvolvimento organizacional trás uma variedade de benefícios e capacitação do seu quadro funcional através de programas de melhorias na qualidade e produtividade, com ênfase nos processos de trabalhos, favorecendo a motivação acentuada por parte dos funcionários e adaptações às mudanças organizacionais, e melhor atendimento a clientes.
         Torna-se veemente a necessidade das organizações evoluírem para proporcionar no ambiente de trabalho maior beneficio e qualidade de vida aos seus colaboradores, com a globalização não cabe espaço a forma ditatorial, do século passado, reinante em grande parte das empresas, inclusive no nosso País, conforme demonstra o autor essa troca de conhecimento tanto por parte dos colaboradores e das organizações fortalece o vinculo entre ambos, a uma melhoria acentuada nos resultados das organizações, o fortalecimento de sistemas de desenvolvimento proporciona ganhos para ambos os lados, a valorização deste canal junto aos funcionários e a comunidade onde esta organização impacta revertem-se em melhorias sociais, ambientais e de qualidade de vida que repercutem diretamente na organização, os sistemas de aprimoramento e controles dentro das organizações hoje possuem ferramentas eficazes para este desenvolvimento.

Bibliografia:

KANAANE, R. Comportamento Humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1999. 131 p.
ROBERTO KANAANE é psicólogo, pedagogo, mestre e doutor em Ciências junto a Universidade de São Paulo. Coordenador do mestrado em Administração junto a Unimonte. Coordenador de pós- graduação em Administração Hospitalar junto ao IPH. Professor Juno ao programa de mestrado e doutorado em renomadas Universidades, entre elas: Unopar, Unimar, UNG, IMES-CEPOG. Professor de pós-graduação da PUC- São Paulo, FEA-USP, FAAP, FATEC - São Paulo. È sócio- diretor da Roka Consultoria em Recursos Humanos S/C Ltda

terça-feira, 26 de abril de 2011

EDUCAÇÃO DAS EMOÇÕES I Prof. ANGELINA RIO DE ATHAYDE



















MADOX S/A
Consultoria & Assessoria













Professora : Angelina Atayde

Equipe : Ederson, Elaine, Elisângela,Fábio,Felipe, Gisélia,. Márcia Sena, Maurício, Robson, Sahádya,Valdinei









Pedro e Antônio recém formados e cheios de expectativas decidiram, por terem um grande laço de amizade, iniciar uma empresa de consultoria e treinamento empresarial.

Tiveram de inicio  um grande desafio junto a empresa MADOX  S/A, na  MADOX os  funcionários estavam desestimulados, infelizes com sua situação na empresa, não trabalhavam em grupo, e não tinham linha direta para reivindicar junto a diretoria.

Identificaram que cada um na tinha opiniões e visões diferentes, tendo sempre discussões em reuniões nunca chegavam a uma conclusão, não estavam afinados em busca do mesmo objetivo causando sempre frustrações.

Depois de muitas reuniões e discussões chegaram ao um acordo e puseram mãos a obra e junto todos começaram a perceber que  poderiam formar uma grande equipe como uma família unida, em busca de um resultado maior  para a felicidade e comprometimento com o crescimento e o rendimento da Empresa.

Colocaram a diretoria como parte integrante da equipe gerando uma melhoria no relacionamento entre chefes e subordinados, fazendo com que o trabalho em grupo funcionasse , fluindo a comunicação desenvolvendo um bom trabalho em equipe, aumentando a auto estima de todos e fazendo com que haja resultados.

Depois de todas as mudanças de organização cada funcionário passou a ser reconhecido como peça fundamental na empresa, sendo assessorado em suas dificuldades e sendo reconhecido em seu sucesso, elaboraram então um plano de carreira na estrutura para o crescimento da Empresa, melhorando  assim o ambiente de trabalho e o desempenho de todos.

O lucro da empresa veio logo após que todas as pendências foram resolvidas, depois de trabalharem em grupo e com organização a MADOX obteve um crescimento na empresa e conquistou o seu espaço, com tanta evolução e crescimento tiveram que contratar mais funcionários para  dá conta de tanto serviços.

Passaram-se alguns anos a MADOX S/A tornou-se uma das maiores Empresa de Consultoria do mercado tendo funcionários altamente capacitados. Todos estavam muitos felizes com os resultados alcançados, com o avanço e com o sucesso da Empresa.

Correios extingue cobrança de telegramas em conta telefônica

A partir do próximo dia 4 de maio, não será possível a cobrança em conta telefônica de telegramas captados por telefone. A extinção desta forma de pagamento, oferecida desde a década de 80, deve-se à falta de interesse das operadoras de telefonia fixa na prestação do serviço de cobrança em conta telefônica, apesar da publicação pelos Correios de Aviso para Credenciamento, no final de 2010.
Contudo, o serviço de envio de telegramas continua a ser prestado normalmente, com várias formas de pagamento:
- No telegrama captado por telefone, por meio da Central de Atendimento dos Correios, o pagamento pode ser feito com cartão de crédito e a faturar (pessoas jurídicas com contrato);
- Captado pela Internet, por meio da loja virtual – CorreiosNet Shopping, o pagamento é feito com cartão de crédito;
- Também pela internet, via Sistema de Postagem Eletrônica - SPE: pagamento com cartão de crédito e a faturar (pessoas jurídicas com contrato);
- O telegrama ainda pode ser enviado nas agências dos Correios, com pagamento em dinheiro, cartão de crédito e a faturar (pessoas jurídicas com contrato).

segunda-feira, 25 de abril de 2011

DIA DO CONTABILISTA

HOJE 25/04/2011 É DIA DO CONTABILISTA ! PARABÉNS A TODOS ESSES PROFISSIONAIS E PARA NÓS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUE SEREMOS OS FUTUROS CONTADORES.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Não sabe declarar Imposto de Renda? Peça ajuda

Se você possui dúvidas na hora de declarar seus Imposto de Renda, saiba que algumas universidades têm oferecido serviço de auxílio no preenchimento dos dados. Todos são gratuitos. O contribuinte deve levar somente alimentos não perecíveis.

Não esqueça também de dar uma conferida no blog Entenda seu IR, que traz de uma maneira simples e didática diversas dúvidas sobre a contribuição. Perguntas podem ser enviadas para o e-mailimposto.renda@grupoestado.com.br

ANOTE

FECAP

Local: Av. Liberdade, 532 (ao lado da estação Liberdade do metrô)

Data: 13 a 27 de abril

Horário: 13h00 às 17h00

Contribuição: dois quilos de alimentos não perecíveis

Mais informações: 3272-2261

Trevisan

Data: 16 de abril, das 9 às 16h30

Local: sede da instituição - na Rua Bela Cintra, 934, Cerqueira César, São Paulo (próxima à estação Consolação do metrô)

Agendamento: (11) 3138-5200

Contribuição: um quilo de leite em pó

UNICID

Data: 4 a 28 de abril

Horário: 2ª a 6ª, das 18 às 19 horas; sábados, das 9 às 12 horas

Informações e agendamentos: (11) 2178-1491 e 2178-1492 - de 2ª a 6ª , das 15 às 17h.

Contribuição: leite em pó ou fraldas geriátricas

Local: Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé (Estação Carrão do Metrô)

Uninove

Agendamento:

* Unidades Memorial e Santo Amaro: de segunda-feira a sexta-feira pelo telefone (11) 3665-9784, das 13h às 17h e das 18h às 22h.

* Unidades Vergueiro e Vila Maria: de segunda-feira a sexta-feira pelo telefone (11) 2633-9062, das 13h às 17h e das 18h às 22h.

Contribuição: um quilo de alimento não perecível

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Receita Federal abre hoje (8), a partir das 9h, consulta a um lote de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, que estavam na malha fina, totalizando R$ 100 milhões. No lote, há declarações de 2010 (ano-calendário 2009), 2009 (ano-calendário 2008) e 2008 (ano-calendário 2007).

A restituição será depositada no banco no próximo dia 15 para os 50 mil contribuintes que resolveram suas pendências com o Fisco. Para as declarações de 2010, a correção da restituição será de 10,31%. Já as declarações de 2009 e 2008 serão corrigidas em 18,77% e 30,84%, respectivamente.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o ReceitaFone (146).

Segundo a Receita Federal, se o valor não for creditado, o contribuinte deverá ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento – 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos) – para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Associação de ex-alunos da Uneb oferece cursos de capacitação

Na hora de ingressar no mercado de trabalho, é comum muitos jovens não terem ideia de por onde começar. Uma boa dica são os cursos de qualificação. Com custo reduzido, em relação aos valores de mercado, e carga horária leve, eles fornecem a base para ingresso em diversas áreas e proporcionam experiências no cotidiano profissional.

A Associação dos Ex-Alunos da Universidade do Estado da Bahia (Unex-Uneb) é uma opção e está com inscrições abertas, até o próximo dia 13, para 205 vagas de cursos de qualificação profissional, com preços que variam entre R$ 95 e R$ 265.

São 80 vagas para capacitação em contabilidade e 25 vagas para os cursos de atendimento ao turista, auxiliar de gestão de pessoas e recursos humanos, além de informática básica. “Nosso objetivo é promover a capacitação das pessoas, especialmente os jovens, que querem ingressar no mercado de trabalho”, enfatiza a vice-presidente da Unex, Patrícia Figueredo.

Para quem tem interesse em aprimorar a língua inglesa escrita, há ainda vagas disponíveis para o curso de inglês instrumental, em parceria com a escola de idiomas Contemporânea. “É um curso voltado para quem precisa fazer provas na área, como avaliação de mestrado e doutorado e não para quem pretende aprimorar a conversação ou a pronúncia”, avisa.

A Unex também oferece o curso de metodologia do ensino superior e elaboração de textos acadêmicos, direcionado para quem está perdido na elaboração do trabalho de conclusão de curso ou de projetos para o mestrado. “As pessoas geralmente encontram dificuldades para elaborar projetos e há carências de cursos como esses no mercado”, explica Figueredo.

Inscrições - Os interessados devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição e apresentar cópia do registro geral (RG) na sede da Unex, localizada no Campus I da Uneb, no bairro do Cabula, ou nas instalações da Contemporânea, localizada no bairro do Garcia.

As capacitações, que têm carga horária total entre 20 e 45 horas-aula, são ministrados por profissionais graduados ou pós-graduados na Uneb e por professores da Contemporânea. A taxa dos cursos podem ser divididas em até três vezes, a depender do valor. As aulas iniciam-se no dia 18 de abril, ministradas, de segunda a sábado, de acordo com o curso de capacitação, nas sedes da Unex e da escola de idiomas.

Capacitações oferecidas pela Unex

Contabilidade - Curso com 20 horas-aula, 80 vagas. Taxa única de R$ 95. As aulas ocorrem aos sábados, das 14 às 18 horas, na sede da Unex, CabulaAtendimento ao turista - Curso com 20 horas-aula, 25 vagas. Taxa única de R$ 95. As aulas ocorrem às sextas, das 14 às 18 horas, na sede da Contemporânea, Garcia

Auxiliar de gestão de pessoas e recursos humanos - Curso com 20 horas-aula, 25 vagas. Taxa única de R$ 95. As aulas ocorrem às sextas, das 14 às 18 horas, na sede da Contemporânea, Garcia

Informática básica - Curso com 35 horas-aula, 25 vagas. Taxa única de R$ 150, dividido em 3 vezes. As aulas ocorrem aos sábados, das 8 às 12 horas, na Uneb, Cabula Inglês instrumental - Curso com 45 horas-aula, 25 vagas. Taxa única de R$ 265, dividido em 3 vezes. As aulas ocorrem às terças e quintas, das 19 às 21 horas, na Uneb, Cabula

Metodologia do ensino superior e elaboração de textos acadêmicos - Curso com 20 horas-aula, 25 vagas. Taxa única de R$ 95. As aulas ocorrem às segundas e quartas, das 19h45 às 21 horas, na sede da Contemporânea, Garcia

Contatos Unex - Campus I da Uneb, Av. Silveira Martins, Cabula. Sede no edifício da Igreja Batista Nova Aliança, próximo ao Campus I. Telefone: (71) 3117-2408

Contatos Escola de Idiomas Contemporânea - Rua Pacífico Pereira, nº 503, no bairro do Garcia

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Regras para relacionar os seus bens

É preciso informar bens vendidos e comprados em 2010, assim como os adquiridos e alienados ao longo do ano passado.

É na ficha de Bens e Direitos que o contribuinte vai informar imóveis, carro, aplicações financeiras, conta corrente e participação em empresas pertencentes a ele e seus dependentes em 31/12/2009 e 31/12/2010. A variação patrimonial positiva percebida tem de ser compatível com os rendimentos informados, para que a declaração não apresente inconsistência e caia em malha fina, alerta o consultor da DeclareCerto, Edino Garcia.

O contribuinte vai dar baixa de bens vendidos em 2010; dar entrada em bens adquiridos em 2010 ou repetir informação sobre bens que possuía antes de 2010 e permaneciam em sua posse em 31/12/2010.

Não é preciso relacionar bens móveis, exceto carro, ou direitos de valor unitário de aquisição inferior a R$ 5 mil. Saldos de aplicações e de conta corrente de valor unitário até R$ 140 em 31/12/2010 também não precisam ser declarados - o contribuinte deve observar os valores discriminados nos informes bancários, que relacionam também os rendimentos.

O rendimento de caderneta e o lucro obtido com a venda de ações em volume de até R$ 20 mil/mês entram na ficha de rendimentos isentos. Os rendimentos de outras aplicações, como fundos de investimento, são informados em Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva. Contribuições a plano de previdência VGBL são lançadas nessa ficha, mas depósitos em plano PGBL ou de plano fechado da empresa não são informados na declaração de bens.

Ações entram na declaração pelo custo de aquisição, e não pela cotação em 31/12/2010. Ações de uma mesma empresa com custo de aquisição inferior a R$ 1 mil não precisam ser relacionadas. E, se teve lucro tributável com ações em qualquer mês do ano, o contribuinte deve preencher o demonstrativo de Renda Variável.

Os imóveis são lançados pelo custo de aquisição. Muitos contribuintes consideram defasado o valor pelo qual seus imóveis constam da declaração. A atualização, no entanto, não é permitida, exceto por realização de benfeitorias que possam ser comprovadas com notas fiscais e recibos, no caso de haver uma convocação do contribuinte pela Receita.

Na declaração, o valor de aquisição de bens adquiridos até 1996 tiveram a última atualização naquele ano; os bens adquiridos depois permanecem na declaração pelo custo de aquisição.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

COMENTÁRIO CRÍTICO SOBRE O FILME "O TERMINAL" ASSOCIADO AO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

   O filme "O Terminal" foi baseado em fatos reais, contando a história de um iraniano que ficou preso no aeroporto da França Charles de Gaulle durante 18 anos. Lançado no ano de 2004 com roteiro escrito por Sasha Gevasi e Jeff Nathanson, tendo como protagonista o ator Tom Hanks, vivendo o personagem Viktor Navorski, que tem sua entrada negada nos Estados Unidos e também não pode retornar ao seu país de origem a fictícia Krakozhia.
   Inicia-se então as diversas formas de comunicação por Viktor dominar idioma diferente do inglês. E isto é notado nas primeiras cenas, quando ele chega ao aeroporto e os funcionários percebem que ele não compreende o idioma, o encaminhando à sala do gerente do aeroporto, que também nota a falta de compreensão. Como último recurso o gerente pega um saco de batatas para explicar a Viktor que seu país estava em guerra e uma maçã para explicar que ele não podia entrar em New York, observa-se a linguagem mista.
   O filme apresenta várias situações nas quais o emissor e o receptor compreendem-se. Verificamos estes componentes da comunicação quando o protagonista (receptor) tenta a liberação do visto com a atendente (emissor).
   As mensagens são: o código é a língua (idioma, inglês), o canal. O assunto da mensagem é a tentativa de liberação do visto de acesso à cidade de New York.
   As técnicas utilizadas para o entendimento da língua é a comparação dos guias de viagens semelhantes, um na sua língua nativa e outra na língua inglesa.
   A linguagem mista é notada quando uma comissária, vivida pela atriz Catherine Zeta-Jones, escorrega no saguão do aeroporto por não ter visualizado a placa amarela que sinaliza piso molhado.
   A ocorrência da linguagem verbal apresenta-se na cena na qual Viktor encontra seu compatriota e usa a palavra. Simultaneamente verificamos a rádio peão quando o faxineiro presencia o momento, e de forma exagerada exalta as qualidades de Viktor tornando-o um herói, distorcendo assim a mensagem.
   Por fim, a comunicação é contribuinte para o entretenimento, a cultura, a revolução. Tendo uma importância fundamental no nosso dia a dia, existindo vários meios de comunicação e diversas maneiras para se comunicar. É troca de informações, ideias e sentidos. É o processo que mantém as pessoas em contato sempre e em todas as circunstâncias.

Oração do Contador

Sistema Contábil que estais no computador Carregado seja o Vosso Programa Venha a nós o vosso Balancete Seja gerada a ficha de lançamento Assim no Diário como no Razão A contrapartida nossa de cada dia nos dai hoje, Perdoai os nossos estornos Assim como nós perdoamos quando há diferenças Não nos deixeis cair em Auditoria E livrai-nos da Fiscalização Amém.